Bem-Vindos

Obrigado por acessar meu humilde blog, espero que de alguma forma ele possa ajudar você. Felicidades!!!

3 de mar. de 2010

O ``obrigado`` e a Cultura Oriental

Quantas vezes e pra quantas pessoas você diz obrigado, ao longo de seu dia?
Claro que certamente quando você pede um favor a alguém e é atendido, você agradece.
E no cotidiano? você agradece?
Por exemplo, sua mãe ou esposa lhe prepara o café da manhã, o almoço, o jantar, após a refeição ou antes, você diz a ela obrigado? Você agradece com o sentimento realmente desejoso de demonstrar o quanto é apreciado o ato que ela te faz?

Se você está em uma fila esperando sua vez para pagar, receber ou comprar algo, mas tem um compromisso em dez minutos, mas com certeza você será atendido bem depois disso e a pessoa à sua frente lhe cede o lugar, um sentimento de agradecimento instantaneamente brota dentro de você, e você se expressa dizendo obrigado, obrigado, uma duas ou até mais vezes, porque essa pessoa que lhe cedeu o lugar acaba de lhe tirar de um sufoco, mas, foi no momento, provavelmente você nunca mais irá encontrar essa pessoa novamente em uma situação que você possa retribuir o favor feito, mas, em sua casa você vai encontrar todos os dias a pessoa que está a seu lado, cuidando para que você tenha tranquilidade no dia a dia para poder realizar seus projetos e objetivos mútuos, você terá várias chances de retribuir a pessoa.
E você faz isso?
Quem foi que decidiu que a pessoa que está a seu lado tem a obrigação de fazer sua comida, lavar sua roupa, cuidar de seu lar e se preocupar com seu bem estar? Ela faz com certeza por amor, por dedicação, sendo assim isso significa que não deve receber agradecimentos todos os dias?

Claro que a cultura ocidental não tem o hábito de agradecer dentro de casa, seja a mãe, esposa, irmã, claro que essas pessoas não estão fazendo isso para receber reconhecimento nem elogios, mas não faria nenhum mal demonstrar o quanto elas são apreciadas através de palavras como, obrigado!!!
No Japão o marido ao chegar em casa tem o costume de saudar a esposa com a frase:
_Tadaima!!! (é como se dissesse, estou de volta)
A esposa responde:
_Okairinassai!!! (que equivale a, seja bem vindo de volta)
Não parece ser nada, mas, com o tempo comecei a apreciar essas atitudes, porque o marido ao chegar de seu trabalho anuncia que está em casa e que aprecia esse momento, e a esposa anuncia que estava anciosa para que ele retornasse.

Os japoneses são um povo reconhecidamente ateu, não acreditam em Deus e o mais próximo de religião que se liga a eles é o budismo. É um povo assim como todos os asiáticos considerados frios nos sentimentos, tem uma visão profissional muito ambiciosa e geralmente tem a imagem ligada a praticidade, então porque estou citando eles como base de reconhecimento sentimental!? Simplesmente porque existem coisas dentro da cultura niponnica que acho que caberia muito bem na cultura ocidental. Os japoneses agem dentro de sua estrutura familiar como se fosse uma empresa, o homem é o setor financeiro aquele designado a sustentar a família trazendo o dinheiro através do trabalho, a mulher é o setor contábil e de planejamento, ela é encarregada de administrar o dinheiro, ela é quem decide o quanto deve deixar de dinheiro com o homem, o japones independente de sua condição social recebe da esposa uma espécie de mesada, para um ocidental é incabivel que ele trabalhe o mês inteiro para entregar todo o sálario a esposa e ela decidir o quanto você terá para gastar com suas necessidades.
Explicarei melhor o planejamento familiar japones:

Homem: Tem a responsábilidade de prover sustento a família, antes de se casar ele deve ter um dote financeiro para poder constituir uma família, no colegial os japoneses tem acesso a trabalhos temporários que a própria escola propõem para que eles possam saber como e o quanto é difícil ter responsabilidades financeiras, nesse período eles já começam a fazer uma poupança para poderem casar futuramente.
Mulher: Tem a responsábilidade de cuidar da casa, filhos e interesses do marido dentro do lar, ela é a peça fundamental para que o marido possa ter tranquilidade dentro de seu trabalho, é ela quem cuida das finanças da família, ela é encarregada de fazer os pagamentos de todas as contas de casa, compras, etc... e ainda tem que tentar economizar o máximo para que sobre algo do sálario do marido ao final do mês.
Funcionamento:

A esposa fica com todos os cartões de banco da casa, o marido tem sempre um cartão de crédito para possíveis eventualidades, a esposa calcula todas as contas e despesas da casa, os japoneses geralmente não acumulam mais dividas do que seu sálario pode cobrir, a esposa também calcula o quanto o marido necessita para passar o mês até o pagamento seguinte, por exemplo, no dia do pagamento a esposa vai ao banco e retira o dinheiro para pagar as contas de casa, retira o dinheiro para fazer a compra mensal e a mesada do marido, como no Japão a tradição é de se comer em casa e levar marmita ``Obentô`` ao trabalho, naturalmente o homem não gasta dinheiro comendo fora, se ele fuma, é calculado quantos maços de cigarro ele consome no mês, no Japão as empresas costumam organizar confraternizações onde os trabalhadores se encontram para beber e relaxar do trabalho, nessas confraternizações é costume cada um ir com seu carro, quem vai beber pega um táxi ou chama o serviço de ``Taikou`` que é uma espécie de acompanhamento para bebados, duas pessoas chegam ao local em um carro, uma delas dirige o seu carro junto com você até sua casa, o outro acompanha em outro carro seguindo o seu. Por conta disso a esposa sempre deixa algum dinheiro extra na carteira do marido para que ele possa ter tranquilidade nas confraternizações, se o marido gastar sua mesada antes do tempo o problema é dele, a esposa não da mais nada até o pagamento seguinte, é costume também que somente as pessoas da empresa se confraternizem, esposas e maridos não participam, sendo assim não existe ciúmes dentro da cultura japonesa, tudo funciona como se fosse uma micro-empresa onde cada sócio precisa confiar no outro para que possa ter um crescimento (claro que a sociedade as vezes tende a falhar).

A esposa japonesa fica incumbida de resolver todos os problemas domésticos, desde manter a casa em ordem até a educação dos filhos, dificilmente ela passa algum problema doméstico ao marido, na cultura japonesa o homem precisa estar concentrado em seu trabalho e não nos afazeres domésticos do dia a dia, o homem e a mulher geralmente tem carta de habilitação e geralmente os dois tem carro, ele para ir ao trabalho e ela para fazer os afazeres externos, tais como: supermercado, pediatra, reunião de escola, etc...
Na cultura ocidental, os casados dormem na mesma cama, os japoneses não, a explicação é simples, dormindo-se junto não se descansa direito, as vezes o homem se mexe muito na cama ou a mulher, problema de ronco, etc... na manhã seguinte os dois acordam mais cansados do que foram dormir, eis a explicação de se dormir separado, claro que para fazer amor eles dormem juntos, mas segundo alguns japoneses que tenho amizade, eles só fazem nos fins de semana.

A esposa não pode de forma alguma se intrometer nos negócios do marido, não pode incomodá-lo no seu trabalho (somente em caso de emergência) e ao contrário do que muitos pensam, quando o homem vai fazer algum negócio para familia ou comprar algo para casa sempre pede a opnião da esposa, as engrenagems dentro do padrão conjugal japones funciona muito bem, claro que para os ocidentais muitas dessas idéias não dariam certo, os ocidentais costumam ser mais machistas e muito mais passionais do que racionais.
Mas, alguns pontos dessa cultura poderiam ser adaptados ao nosso dia a dia, antes de comer por exemplo os japoneses dizem:
_Ittadakimasu!!! (equivale ao ``Vou começar a comer``)
E ao final da refeição eles dizem:
_Gotsosamadeshita!!! (seria o mesmo que ``estou satisfeito``)
É uma forma deles demonstrarem a apreciação ao alimento e agradecer a quem o preparou, então poderíamos adaptar isso para nosso dia a dia, agradecendo a quem prepara nossa refeição todos os dias e mostrar nossa apreciação por isso.

E também tem a frase:
_Otsukaresamadeshita!!! (pode ser entendido como reconhecimento do esforço)
Geralmente a esposa fala para o marido, para demonstrar a ele sua apreciação por estar provendo a familia.
Para alguns pode soar como:``_ nossa os japoneses são uma espécie de empresa até em suas vidas pessoais``, mas, depois de algum tempo comecei a entender que essas frases incentivam as pessoas a se esforçarem mais porque estão sentindo seu esforço ser reconhecido.
Imagine se todos os dias você chegasse em sua casa e sua esposa lhe dissesse:
_Seja bem vindo de volta, obrigado pelo seu esforço hoje.
Soaria estranho porque não temos esse costume, mas eu vejo como um elogio ao esforço que você desempenha em seu trabalho. E seu marido chegando em casa senta-se a mesa na hora da refeição e lhe diz:
_Obrigado por tudo que fez hoje, espero que não esteja muito cansada.
Acho que isso seria muito bonito dentro do ambito familiar.

Apenas a palavra ``Obrigado`` por si só demonstra muita gratidão e reconhecimento a alguém, então porque não falar a pessoa que está sempre a nosso lado enfrentando as dificuldades e ajudando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que sigo

Translate bar

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog