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7 de jan. de 2010

FALTA DE CONFIANÇA.

A falta de confiança com certeza é uma das maiores causas da falta de otimismo e da depressão, falta de confiança muitas vezes tem a ver com algum tipo de trauma de infância ou por várias tentativas frustradas de realizar algo e não ter obtido sucesso, o maior indice de falta de confiança está em pessoas que foram rejeitadas em relacionamentos emocionais, devido a esse trauma perdem a confiança em si mesmas e acabam levando isso para todos os setores da vida, inclusive no setor profissional.

As pessoas tímidas são as mais afetadas, certamente todos já presenciaram em algum momento pessoas confiantes e pessoas sem confiança, um exemplo bem típico de confiança e a falta dela são os vendedores, conheci um vendedor de carros que vendia cerca de 5 carros por dia em uma grande loja no centro da cidade, ele era fenomenal no que fazia, engraçado era que ele não tinha a mesma desenvoltura quando se tratava de relacionamentos pessoais, era timido e não conseguia se entrosar com garotas, seus encontros eram sempre um fracasso e ele acabou adotando uma postura fria, mas dentro da loja de carros ele se transformava, qualquer cliente que entrasse na loja ele abordava de uma maneira única, tratava o cliente como se fosse a pessoa mais importante do mundo, conseguia olhar dentro dos olhos e uma das coisas mais difíceis que existe é conseguir falar com alguém concentrando-se fixamente nos olhos, isso faz com que sua confiança aumente e nada nem ninguém pode tirar isso de você, ao mesmo tempo que você faz a pessoa que está encarando ficar em posição defensiva e até intimidada.
O ser humano tende a mentir, a mentira quando descoberta trás consequencias sérias e algumas vezes irreversiveis e como se sabe os vendedores são considerados os maiores mentirosos do mundo, mas não ele, ele era diferente sempre dizia que não mentia e sim que contava ``uma verdade conveniente``, e funcionava.

Depois de algum tempo acabei conseguindo uma certa aproximação dele, mesmo nunca comprando nenhum carro, ele me ensinou vários truques de venda, abordagem, conhecer o cliente a fundo, encarar no fundo dos olhos e mesmo não dizendo a verdade não desviar nunca o olhar, me ensinou que pra se ter confiança deve-se ter conhecimento, conhecimento não somente no que você faz mas sim em um pouco de tudo, ele dizia que lia muito, jornais, livros, internet, assistia vários tipos de filmes e ganhava algum tipo de cultura útil ou inútil que usava em seu dia a dia, a confiança vem a partir do momento que você tem algum conhecimento daquilo que está em pauta ou no que está fazendo.
Perguntei a ele então por que os relacionamentos não iam bem, ele simpaticamente me respondeu que uma das razões é de no colégio ele ter sido rejeitado por uma garota que ele simplesmente era apaixonado, na verdade isso criou um bloqueio em sua personalidade e todas as vezes que ele chegava perto de alguma garota se sentia feio, mal vestido, não conseguia ser natural, começava a reparar em outros casais ou homems e se sentia inferior a tudo aquilo, consequentemente sua auto-confiança acabava.

Com isso ele criou uma outra personalidade dentro de seu ambito de trabalho, dentro da loja ele se sentia importante, não era somente mais um na multidão, se sentia importante, os clientes o ouviam com muita atenção e a tudo que perguntavam ele tinha a resposta, as vezes surgiam outros tipos de conversa tais como religião, politica, esporte, etc... não importava, ele sabia um pouco de tudo, nada profundamente, mas, conseguia colocar suas opniões e ninguém conseguia intimidá-lo por mais conhecimento que tivesse.
Descobri então que o segredo de se ter confiança é simplesmente conhecimento, conhecimento significa ter assunto, conseguir conversar sobre várias coisas e se tornar interessante, alguns gostam de ser o centro das atenções outros simplesmente querem conhecer pessoas e fazer novos amigos, seja qual for a intenção o que todos precisam nessa vida é ser admirado, gostado e respeitado.
Uma das dicas que consegui obter desse vendedor tão dedicado e que passo a dividir com todos é conseguir conduzir uma conversa nos setores que você mais domina, por exemplo, se você está com alguém ou várias pessoas e estão falando sobre algum assunto que você não domina, basta conduzir a conversa ao nível que você domina e simplesmente se tornar interessante a todos pelo seu conhecimento, exemplo de condução de uma conversa:
vendedor e cliente.

vendedor
_Bom dia posso ser útil em alguma coisa?
Cliente
_Claro, estou procurando um carro que não seja muito caro.
Vendedor
_Que tipo de veiculo o Senhor deseja?
Cliente
_Na verdade gosto dos tipos esportivos, mas, preciso de espaço por que tenho 3 filhos e minha esposa, então desejo algo do tipo wagon.
Vendedor
_Por aqui Senhor, tenho exatamente o que o Senhor está procurando, um wagon de estilo moderno e sofisticado que não deixa nada a desejar dos modelos esportivos, frente baixa, confortavel, lugar para 7 pessoas, é importado da marca Honda do Japão, um Odyssei muito bonito e não tão caro como a maioria dos importados.
Cliente
_Hum... Honda, marca muito bem conceituada não só no Japão mas acredito que no mundo inteiro, já tive alguns carros dessa marca, todos me deram problemas no câmbio e isso me fez gastar mais do que o valor do carro. Aliás fiquei sabendo a pouco que as ações do grupo Honda estão em baixa devido ao fracasso que tem sofrido na corrida de Fórmula 1.
Vendedor (não sabendo disso)
_É verdade mas, acredito que não irá afetar os carros de linha da marca em questão.
Cliente (mais bem informado)
_Acho que você está equivocado, já está afentando, tanto que a maioria das lojas de carros da região pararam de investir nessa marca e começaram a comprar o Hyundai para revenda em grade escala.
Vendedor (começando a conduzir a conversa)
_Ah claro!!! Eu particularmente gosto da Hyundai ótima marca Coreana, aliás os coreanos são de longe uma das raças mais exóticas que existem e com certeza não deixariam de fazer o mesmo em seus automóveis.
Cliente (não entendendo o rumo da conversa)
_Como assim?
Vendedor (solteiro, aproveitando o interesse do cliente)
_Minha esposa esteve de passagem pela Coreia em Seul e me disse que alguns pratos da região são feitos com carne de cachorro, ela inclusive experimentou alguns e me disse que não é tão ruim.
Cliente (interessando-se pela conversa)
_Sério? Aqueles doidos de olhos puxados comem cachorro? Pensei que era somente uma história que inventaram na internet para atrair turistas...
Vendedor (que também viu isso na internet)
_Não, é verdade mesmo, inclusive minha esposa me disse que os cachorros de pelo alaranjado são os mais apreciados e ao contrário dos cachorros comuns são tratados com ração e ficam confinados para não ficarem andando e não ganharem músculo para que a carne não fique dura após o abate.
Cliente (acreditando na história)
_Caramba amigo, eu que não teria coragem de comer carne de cachorro.
Vendedor (já com o cliente convencido)
_Mas, pense bem, lá é como se fosse uma vaca aqui pra nós, a cultura deles, nós criamos um bezerro, engordamos, confinamos, abatemos e comemos, e se você for pensar direito alguns paises como a India tem as vacas como sagradas e as criam como se fossem bichos de estimação.
Para eles comer a carne desse animal é um ato que eles não concebem.
Cliente (espantado com o conhecimento do vendedor)
_Nossa, se for pensar por esse lado realmente você tem razão!!!

Ao final desse diálogo não sei se o vendedor conseguiu realizar sua venda, mas, o importante foi que ele conseguiu conduzir a conversa a um nível em que ele pode dar continuidade e se tornar interessante para a pessoa que ele estava dialogando, se entrasse em mais detalhes como o mercado de ações da Honda ou algo do gênero, que é um assunto que ele não dominava, ele não teria como seguir em frente com a conversa e o cliente com certeza se desinteressaria por tudo aquilo, na pior das hipóteses o cliente achou a conversa divertida e o conhecimento pela cultura coreana enriqueceu ainda mais seu conhecimento de cultura inútil.
Se você sofre de falta de confiança, leia mais, se atualize, procure conversar com as pessoas olhando em seus olhos, não tenha medo de falar alguma bobagem, nunca pense que alguém sabe mais que você, que é mais inteligente, mais bonito, não importa o quanto a pessoa possa ser culta e ter informações sobre coisas que você nem imagina existir, o importante é você saber que em algum setor cultural útil ou inútil você tem mais dominio, basta conseguir conduzir um dialogo atravessando todos os setores que você não tem conhecimento até chegar a um que você domina e assim mostrar toda sua capacidade intelectual, se tornando mais confiante.
A confiança está dentro de cada um de nós, esperando para ganhar asas e voar, não existe pessoa mais interessante, inteligente e bonita que você, porque você é único!!!

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